atendimento calendario especialistas especificacao foco instaladores materiais ph_phone ph_title_graph_left ph_title_graph_right produtos

Maracujá Mel do Cerrado

E se tivesse um maracujá doce, praticamente um mel do Cerrado? Pois tem!

Você pode até estar pensando “Um maracujá doce? Impossível!”, pois saiba que é possível sim! Apesar de consumirmos apenas o maracujá azedo (aquele encontrado nos supermercados), a diversidade de espécies da fruta no país é imensa, são mais de 150 encontradas em todas as regiões. Mas tudo pode melhorar, não é mesmo?

A Embrapa está há décadas trabalhando no melhoramento de vários alimentos, com o objetivo de disponibilizar aos produtores e consumidores materiais geneticamente superiores, com maior produtividade, mais resistentes a doenças e mais nutritivos.

“Hoje existem aproximadamente 80 programas de melhoramento genético nas 44 unidades da Embrapa no Brasil. Em termos de fruticultura, existem 20 programas e, só do maracujá, estão sendo trabalhadas 10 espécies diferentes. O Maracujazeiro Doce BRS Mel do Cerrado é originado de um desses programas, o da espécie Passiflora alata Curtis”, explica Fabio Faleiro, pesquisador da Embrapa-DF (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal). 

O Mel do Cerrado foi lançado (está sendo comercializado) em dezembro de 2017, mas já está caindo no gosto do consumidor, pelo sabor adocicado e por poder aproveitá-lo inteiramente. Além da polpa e sementes, a casca também é comestível, podendo ser utilizada para fazer salada, compotas, entre outras receitas.

A planta é democrática para os produtores, sendo uma opção para fruticultores altamente tecnificados e para cultivo em estufa ou ainda uma alternativa para pequenos produtores e para a agricultura praticada em sítios, chácaras e ambiente urbano. Sua flor exuberante, de cor vermelha arroxeada,  também evidencia seu potencial ornamental.

“Como os outros, esta é uma planta tropical. Gosta de sol e água e segue as mesmas recomendações técnicas do maracujá azedo. Por ser uma planta escandente, é preciso de uma espaldeira ou arame para suportar”, recomenda Fábio.

Os frutos nascem praticamente o ano todo (um dos grandes benefícios), são ricos em antioxidantes e polifenois e são resistentes  à bacteriose e virose, portanto, sua produção é orgânica. Quando maduro, tem a casca amarela, a polpa rosada e pesa em média 200g.

Para ter esse mel em casa, basta frequentar as feiras. Ele ainda é novo, mas pode ser encontrado na Ceasa e nas sessões de frutas especiais das feiras. E não precisa esperar a casca ficar toda enrugada para comprar não, eles estando amarelinho já é um sinal que está maduro e docinho.

 

Ficha técnica

Nomenclaturas: BRS Mel do Cerrado, BRS MC, Maracujazeiro Doce, Maracujá Mel do Cerrado

Nome técnico: Passiflora alata Curtis

Aspectos físicos: Casca de cor amarela, e de formato semelhante a um mamão papaya

Origem e produção: Originalmente no Cerrado, mas também é cultivado no Nordeste, Sul e Norte.

Época: O ano todo

Valor médio: Em média, R$ 10 o quilo

 

 

Remodal